Queda de cabelo: Descubra as Causas

Não é nada incomum perder alguns fios de cabelo diariamente e isso é até saudável, fazendo parte do processo natural de crescimento e renovação capilar.

O que acontece é que, algumas vezes, essa queda apresenta um aumento muito considerável, podendo ocasionar até mesmo falhar em alguns pontos da cabeça ou deixando o cabelo todo mais ralo, tornando o couro cabeludo mais aparente.

As causas para que isso aconteça podem ser variadas, visto que existem muitos fatores envolvidos na saúde e força dos fios de cabelo. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto logo a seguir.

Possíveis causas de queda de cabelos

Como já foi explicado, as causas podem ser variadas. Elas podem ir desde problemas hormonais até falta de vitaminas ou estresse mesmo. Vamos conhecer a lista completa a seguir:

  • Hipotireoidismo

Um distúrbio da glândula tireoide leva a uma descompensação na produção de hormônios T3 e T4, que são essenciais para o crescimento dos fios. Por isso, sua queda é um dos sintomas dessa condição, bem como aumento de peso, perda de memória, cansaço e outros.

  • Estresse

Claro que ficar estressado um dia não vai fazer todo o seu cabelo cair de uma hora para outra, mas passar por períodos de estresse pode desencadear o eflúvio telógeno, que causa a queda dos fios cerca de 3 meses após o evento traumático.

  • Deficiência de ferro

O ferro atua na fabricação das células vermelhas do sangue, que são as responsáveis pelo transporte do oxigênio. Quando elas estão baixas, a oxigenação dos folículos capilares é diminuída e os cabelos caem, voltando a crescer apenas quanto o os níveis do mineral forem estabilizados.

  • Micose

Alguns fungos afetam especialmente o couro cabeludo, levando à sua descamação e aumentando a instabilidade dos fios. Mais do que isso, também podem deixar o couro cabeludo oleoso, favorecendo a queda.

  • Medicamentos

Alguns medicamentos têm a queda de cabelo como um dos seus efeitos colaterais. Dentre eles, podemos citar os antidepressivos, anticoagulantes, anti-hipertensivos e antipsicóticos.

A intensidade da queda irá depender da dose que está sendo utilizada do medicamento.

  • Alopecia androgênica

É uma condição genética que leva à perda dos fios pela morte dos bulbos capilares. Não tem cura, mas pode ser tratada, possibilitando a volta do crescimento dos fios enquanto o tratamento é mantido.

  • Outros

Existe ainda uma série de outras condições como ao sífilis, o lúpus, doenças intestinais (como a de Crohn), tabagismo, alterações hormonais e outros que também causam a queda de cabelo.

A dica é sempre consultar um médico e procurar a orientação de um especialista!

Se você deseja tratar a queda de cabelo, recomendamos que use o gummy hair que é um produto natural que combate a queda de cabelo em homens e mulheres.