Twitter Facebook Linkdin Youtube Slideshare Wordpress

Por que se fala tão pouco sobre liderança?

27/05/2016

Por que se fala tão pouco sobre liderança?


"A maior habilidade de um líder é desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns". - Abraham Lincoln


Infelizmente, temos muito poucos canais e pessoas falando sobre liderança. Já deve ter percebido que são sempre os mesmos a falar sobre um tema tão relevante – LIDERANÇA. Por que estar preocupado com tema? Bem, são eles, que bem ou mal conduzem nosso país e nossas empresas. São esses caras, que com uma canetada, levam milhares de pessoas para a fila do desemprego, ou, conduzem as empresas para navegar em oceano azul.



Por isso, você irá encontrar aqui no site, tantos artigos abordando esse tema. Tento fazer minha parte. Debater, instigar, denunciar. Faça uma pergunta a si mesmo. Quantos líderes em sua empresa, em sua opinião, são verdadeiros líderes? Agora, quantos se acham líderes? Os números nunca serão coincidentes. A maioria são verdadeiros pavões exibicionistas, preocupados apenas em mostrar suas plumas e aparecer para a diretoria.



Segundo John Maxwell, liderar tem a ver com isso, "influenciar as pessoas". Influenciar quer dizer, fazer as pessoas buscarem o melhor dentro de si e colocar à disposição da corporação e de outros colegas de forma voluntária. Quando trabalhamos com pessoas assim, sentimo-nos felizes, inspirados e desejosos de compartilhar. Queremos dar nosso melhor, desejamos participar e deixar de ser apenas um dente da engrenagem, ou um nome no crachá.


Caso você seja líder em sua empresa, pergunte-se, "faço a diferença na vida das pessoas? Sou um líder inspirador?". O verdadeiro líder é um magneto ambulante. As pessoas naturalmente são atraídas a ele. Consegue tirar para fora o que há de melhor nas pessoas, sempre focando seus pontos fortes. Seus colaboradores não o temem, mas o respeitam. Líderes, niível 5, conforme chama Jim Collins, conseguem tempo para encorajá-los, apoiar e os ouvir. O resultado para as empresas é extraordinariamente producentes. O resultado para os liderados é apaixonante e altamente gratificante.


"Liderança não é na vertical e sim na horizontal. Não é no singular e sim no pluaral. Liderança não diminuiu, soma, multiplica".



Em vista disso, considero falar sobre liderança altamente proveitoso. Quem sabe não conseguimos acordar o líder que há em você. É preciso renovar. Vamos lá, faça sua parte.


Grande abraço a todos,



Fernando Fernandes

Gostou? Que tal compartilhar com seus amigos?

Comentários:

Nome: Luiz Carlos Sacoman

Mensagem: Fernando boa tarde. Acredito que se pouco fala em liderança por acreditarem que a partir do momento em que a pessoas assume uma posição de liderança já acha que é um grande líder. Esquece que liderança não é posição, mas atitude. Da liderança vem o lado do bom ouvinte, do lado técnico, da forma de abordagem, da coragem de dar feed back negativo e ficar atento e não esquecer do feed back positivo e o fato de que o líder é uma pessoa que prepara as pessoas, mexe com elas, instiga as mesma a pensarem fora da caixinha. Fico triste com a falta de atitude de muitos profissionais e como você pergunta, quantos são realmente líderes, vejo poucos. Vejo muito mais pessoas mandando do que liderando, pessoas se escondendo atrás da função para buscar resultados. Um grande abraço e esperando outros artigos sobre liderança.

Data: 29/05/2016

Nome: Ana aparecida benfica tieghi

Mensagem: Gostei do seu comentário,está realmente faltando liderança.Em empresas essas coisas assim não tenho o q dizer pq não trabalho fora sou dona de casa,mas a gente acompanha os acontecimentos e está tudo errado.O Brasil parece q anda na marcha ré.

Data: 05/03/2013

Nome: Bernadete Adão

Mensagem: Fernando, Adorei seu comentário e precisamos mesmo de inspiração para sermos melhores.

Data: 06/02/2013

Nome: Celso Luis Gagliardo

Mensagem: Excelente, Fernando. Nossas organizações perdem muito por não "prestarem atenção" no tema Liderança, desenvolvimento e avaliação. E o resultado é quase sempre o subgerenciamento, com suas malezas e custos.

Data: 28/01/2013

Deixe seu comentário:

Dicas de Fernando Fernandes

MECANISMOS DE FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES

Assista ao videocast Veja outras dicas

Loja Cases


Adquira seu livro pelo site! Você também pode baixar uma amostra para "degustação"

Contato Rápido

Leve o Fernando Fernandes para sua cidade. Solicite informações sobre Palestras, Cursos e Consultorias.


Programa Cases - Cases de Sucesso e Empreendedorismo
© Copyright

Rádio e Televisão Record S/A.

Six Interfaces