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POR QUE AS GIGANTES CAEM?

17/04/2012

POR QUE AS GIGANTES CAEM?

Lendo o livro de Jim Collins, COMO AS GIGANTES CAEM, lançado aqui no Brasil pela Editora Elservir, percebi que muitas outras empresas ainda fariam parte da triste estatística da derrocada, indo do sucesso à decadência.

Vamos falar do exemplo da RIM (Reserch in Motion) fabricante do famoso BlackBarry. A RIM conseguiu a proeza de navegar por muito tempo em oceano Azul. Desde a sua fundação, através dos Senhores Mike Lazaridis e Jim Balsillie, a empresa teve crescimentos recordes e rapidamente conseguiu ultrapassar suas fronteiras - conquistando todo o planeta. O celular BlackBarry possuía uma plataforma própria; seus aplicativos eram bons, especialmente o aplicativo de mensagens. Para a empresa, o céu parecia o limite. Além disso, trazia retornos excepcionais aos investidores. Parece, no entanto, que todo esse sucesso, começou a afetar a capacidade de pensar e inovar da empresa. A RIM começa passar por espasmos e dores aguda. O oceano muda sua cor para vermelho sangue. A empresa começa a navegar em águas rasas e perigosas. http://t.co/6IsxFD4L

Segundo o estudo do Prof. Collins, do sucesso à decadência, as empresas podem atravessar cinco estágios:

ESTÁGIO 1. Excesso de confiança proveniente do sucesso
ESTÁGIO 2. A busca indisciplinada por mais
ESTÁGIO 3. A negação de riscos e perigos
ESTÁGIO 4. A luta desesperada pela sobrevivência
ESTÁGIO 5. A entrega à relevância ou a morte

Acredito que a RIM passou do estágio 1 (Excesso de confiança proveniente do sucesso) diretamente para o estágio 3, (A negação de riscos e perigos) pulando o estágio 2. (A busca indisciplinada por mais) Talvez, o estágio 2 a teria feito pensar em maiores inovações.


Traduzindo para o português literal, Reserch in Motion significa: pesquisa em movimento. No entanto, foi exatamente o que a empresa deixou de fazer, pesquisar. Ela se apegou ferrenhamente à sua plataforma, acreditando talvez, que houvesse encontrado a fórmula ideal de sucesso. No entanto, o mercado continuou a evoluir e os concorrentes a melhorar. A RIM teve todas as chances de inovar e lançar produtos mais evoluídos. Mas, a complacência e talvez a falta de ambição a tornaram em uma empresa obesa e lenta.

Foi nesse período de mornidão aos seus próprios princípios, que a APPLE lança seu mais novo produto no mercado. Em pouco tempo o IPHONE se torna líder de mercado e objeto de desejo dos seres mortais. Aqui começa a decadência da RIM. A empresa então no ESTÁGIO 3(A negação de riscos e perigos) não acredita que será afetada pelos concorrentes, até que a Samsung lança o matador de IPHONE. Chega ao mercado o GALAXY S2. Nesse momento, a RIM com a água já batendo em seu traseiro, percebe tardiamente que os estragos são maiores que imaginava. O IPHONE também entra no mercado corporativo, outrora quase exclusivo do BlackBarry e pior do que isso, pela primeira vez na história da empresa, eles deixam de ser número um em seu próprio país, o Canadá. O IPPHONE toma seu lugar.

Enquanto escrevo esse artigo, a RIM está chafurdada num lamaçal de problemas. De várias fontes surgem notícias catastróficas sobre o futuro da empresa.

No entanto, por que estamos abordando os problemas dessa empresa? Será que podemos aprender alguma coisa com os erros da RIM? Quais as lições tiradas desse desastre corporativo? Penso que resumidamente as lições são as seguintes:

1. Nenhuma empresa é imbatível;
2. A segurança é relativa;
3. A decadência bate em qualquer porta a qualquer hora.



Como as empresas podem se proteger, a fim de não capitularem? Em seu livro, O Prof. Collins dá algumas dicas que tomo a liberdade de resumir.

1. FOCO;
2. ESTAR EM CONSTANTE MOVIMENTO;
3. CAPACIDADE DE RESPOSTA RÁPIDA;
4. EVITAR A OBESIDADE CORPORATIVA. (minha teoria)


Gostaria de encerrar, citando a frase de Henry D. Thureau: "Nada recua mais do que o sucesso".


Abraço a todos,

Fernando Fernandes
 

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Comentários:

Nome: Carlos Frezarini

Mensagem: Muito bom, realmente as empresas precisam ter foco e estar em constante movimento, ou seja, inovação consistente para garantir a liderança de mercado, alinhado com uma cultura de mudança que se espalha pela empresa e com constante avaliação dos resultados das metas alcançadas. Sucesso Frezarini

Data: 07/04/2013

Nome: MAURO LUCIO SILVA

Mensagem: Sensacional este artigo! Muitas das empresas estão passando por isso no Brasil. Cito Belo Horizonte, onde trabalho no setor de hotelaria e vejo como as empresas que estão hoje no mercado, "nadando em águas azuis", não estão se preparando para a chegada dos inúmeros concorrentes. Estão sim, fadas ao fracasso e a derrocada.

Data: 17/07/2012

Nome: MAURO LUCIO SILVA

Mensagem: Sensacional este artigo! Muitas das empresas estão passando por isso no Brasil. Cito Belo Horizonte, onde trabalho no setor de hotelaria e vejo como as empresas que estão hoje no mercado, "nadando em águas azuis", não estão se preparando para a chegada dos inúmeros concorrentes. Estão sim, fadas ao fracasso e a derrocada.

Data: 17/07/2012

Nome: MAURO LUCIO SILVA

Mensagem: Sensacional este artigo! Muitas das empresas estão passando por isso no Brasil. Cito Belo Horizonte, onde trabalho no setor de hotelaria e vejo como as empresas que estão hoje no mercado, "nadando em águas azuis", não estão se preparando para a chegada dos inúmeros concorrentes. Estão sim, fadas ao fracasso e a derrocada.

Data: 17/07/2012

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